31 de maio de 2011
"Dener foi muito importante nesta minha vida, a pública, porque a gente pode pensar que não é, mas postura é uma coisa importante" -Maria Teresa Fontela

Dener Pamplona de Abreu foi um dos pioneiros da moda brasileira. (Eu arrisco dizer 'o pioneiro'). Estourou nos anos 50 e, ao longo dos anos 70, disputou com Clodovil Hernandes o título de papa da alta costura brasileira.
Em 1945 sua família mudou-se para o Rio de Janeiro, onde começou a
desenhar seus primeiros vestidos. Seu primeiro contato com a moda teve lugar em 1948, com apenas treze anos de idade, na Casa Canadá, então importante butique carioca. Dois anos depois, em 1950, após fazer o vestido de debutante de Danuza Leão, foi contratado para um estágio com Ruth Silveira, dona de um importante ateliê, onde aprimorou seus desenhos.
Em 1954 transferiu-se para São Paulo para trabalhar na butique Scarlett. Três anos depois, inaugurou seu próprio ateliê, denominado Dener Alta-Costura, na p
raça da República. No ano seguinte ganhou dois prêmios por sua coleção, sendo descoberto pelos meios de comunicação. Seu ateliê foi então transferido para a avenida Paulista.
Em 1963, já prestigiado, foi escolhido o estilista oficial da primeira-dama da República, Maria Teresa Fontela, esposa de João Goulart.
Dener casou-se em 1965 com Maria Stella Splendore, uma de suas manequins.

E como todos os genios do mundo são porra-loca, seus problemas com o alcoolismo agravaram-se em 1978, fazendo com que o ídolo morresse em 9 de novembro do mesmo ano em decorrência de uma cirrose hepática.
A maior diferença entre Dener e os demais estilistas da epoca (clodovil incluso nestes) é que um Dener é contemporâneo, ou seja, você usa hoje em dia e ainda estaria atual. Ja um clodovil, um esper etc, é quase rococó. Resumindo a diferença entre os seres em uma palavra: Dener possui SOFISTICAÇÃO. E até hoje suas tendências são exemplo de inspirações.

O que acharam? ^^
Beijos, Maria Clara Rocha.

0 comentários:

Quem sou eu

Minha foto
Clara.Idade: 19.Falar a verdade não careço de muita lógica. Ou de mim se gosta ou esquece. Por gosto mesmo ficava de papo pro ar. Mas o que me faz feliz e apetece é cheiro de vinho, cabelo lavado, de escrever poesia pulando os dias, de frapê e filme iugoslavo. Qualquer dia desses faço feito Santos Dumont e construo minha casa na árvore.
Tecnologia do Blogger.

Translate

Leitores

Pensar

O que é pior: chegar ao fundo do poço ou continuar caindo?'' -Prá virar cinza minha brasa demora!
-

Pesquise

  • Mauris euismod rhoncus tortor
  • Sed nunc augue
  • Why is it needed
  • Where can I get some